sexta-feira, 22 de junho de 2012



MANCHAS DE PELE






Manchas de Pele ou Melanoses Solares surgem geralmente após os 45 anos, por conta da radiação solar que é um fator preponderante para o seu surgimento nas tonalidades marron (HIPERCROMIAS) que é causada pela ação do sol na pele exposta ou branca (HIPROCROMIAS) resultado da diminuição ou falta de pigmento melânico na epiderme.


No primeiro caso, as manchas são acastanhadas de tamanhos variados e se manifestam na face, no colo, nos braços e nas pernas por serem partes mais expostas ao sol, como prevenção, usar filtro solar diariamente, roupas especiais que protejam dos raios ultravioletas.


Já para as peles claras ou ruivas estão mais predispostas às sardas, que agem no rosto, no colo e nos ombros, as causas são hereditárias, porém seu aparecimento é facilitado pelo sol, o uso de filtro solar deve ser permanente.


Outro tipo de mancha de pele é a FOTODERMATOSE, sua ação se dá em duas horas a cinco dias após a exposição solar, mas geralmente após vinte e quatro horas é mais conhecida como FITOFOTODERMATOSE - (queimadura com limão), é causada por medicamentos TÓPICOS (anti-inflamatório e anti-alérgico) ou orais, neste caso recomenda-se evitar o manuseio de frutas do tipo: limão, abacaxi, acerola e caju em ambientes como praia, piscinas, bem como usar perfumes antes de tomar sol.


A mulher quando gestante também pode contrair a mancha na pele do tipo MELASMA, que é um distúrbio pigmentar da pele, caracterizada por manchas escuras e sua ação é no rosto, conhecida também como MELASMA GRAVÍDICO, que é o aumento da MELANINA, caracterizado pelo aparecimento de manchas acastanhadas, é importante usar filtro solar o dia todo, evitar exposição prolongada ao sol, bem como ao vento e ao calor.


Um outro fator preocupante que leva a manchas na pele é a doença do século ESTRESSE, estamos falando do VITILIGO, doença auto imune caracterizada pela perda progressiva da pigmentação da pele devido à destruição dos melanócitos, que tem a função de produzir a melanina-pigmento, que ao mesmo tempo protege a pele da ação da radiação ultravioleta que age na face, no pescoço e na genitália (órgão sexuais), no cotovelo, nas mãos, nos joelhos, nos pés e atingem também o cabelo.


O VITILIGO pode ser controlado com estimuladores da pigmentação ou seja (corticosteróides em cremes), proporcionam bons resultados, uso de vitaminas e imunorregulares locais também são indicados.


Já as ECZMATITES ACROMIANTES, são áreas hipocrônicas finamente escamosas e mal definidas que se localizam nas bochechas das crianças de pele seca e nas mulheres, porém muito comuns em crianças, são manchas rosadas que se alojam com freqüência no rosto e nos braços.


Neste caso o tratamento se dá através de pesquisa individualizada baseado em estudo de bioquímica sanguíneo, idade do paciente, lugar onde mora, localização das lesões e IMUNOPERFIL - (AVALIAÇÃO DA BIOPSIA DE MEDULA ÓSSEA).


Para finalizar, vamos falar de HIPOMELANOSE EM GOTAS (são manchas redondas de 2-5mm multibrancas e que nunca pigmentam), ligada a uma rarefação dos melanócitos e a uma alteração na formação da melanina sob o efeito dos raios ultravioleta.


Sua ação consiste em pequenas MÁCULAS BRANCAS, ou seja, visível no colo uterino é conseqüente de uma maturação alterada que se exprime em graus diferentes, agem também nas pernas, nos braços e é mais freqüente em mulheres que costumam se expor ao sol.


Para sua prevenção, recomendo tomar banho de sol sempre com fotoprotetor e em horários adequados. Neste caso o tratamento ideal consiste no uso de cremes hidratantes e estimuladores de pigmentação a base de 8-mop e oxarale, trata-se de agente pigmentante e é preparado em farmácia de manipulação, dentre outros ativos.


CUIDE-SE, VOCÊ E SUA PELE MERECE........


Nenhum comentário: